Todas as pessoas possuem um nome próprio através do qual são conhecidas pelos demais. Este nome é devidamente registrado em cartório na denominada certidão de nascimento, que é o primeiro documento que identifica um cidadão. Na cerimônia católica do batismo este mesmo nome será repetido pelo padre ou oficiante, ficando a partir deste momento o bebê devidamente identificado perante as leis dos homens e as leis de Deus, uma vez que o batismo é um sacramento obrigatório para todo cristão católico.
Até ai, em nada é diferente um cigano e um não-cigano, pois os bebês ciganos atualmente também são registrados em cartório e levados a pia batismal. Contudo, os ciganos possuem além do nome oficial, um outro nome absolutamente secreto, que é escolhido por sua mãe e soprado em seus ouvidos nos primeiros, instantes após o nascimento. Este nome secreto somente será conhecido pela sua mãe, não sendo registrado ou comentado com ninguém. A própria pessoa nunca saberá qual é este nome mantido em total sigilo, unicamente por sua mãe.
Então, qual o valor deste nome ou para que ele serve?
O Povo Cigano acredita que este nome secreto é a ligação espiritual entre a mãe e seu bebê e sempre que ela precisa apelar as forças divinas em favor de seu filho ou filha usará este nome secreto nas suas invocações. É importante frisar que este nome somente é usado para situações bastante difíceis ou complicadas para a criança, em especial apelos em favor de proteção. Ele nunca é usado displicentemente, por brincadeira ou para apelos banais, e morre junto com a mãe cigana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário