quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A LIGAÇÃO ESPIRITUAL ENTRE A MÃE E SEU BEBÊ.

Todas as pessoas possuem um nome próprio através do qual são conhecidas pelos demais. Este nome é devidamente registrado em cartório na denominada certidão de nascimento, que é o primeiro documento que identifica um cidadão. Na cerimônia católica do batismo este mesmo nome será repetido pelo padre ou oficiante, ficando a partir deste momento o bebê devidamente identificado perante as leis dos homens e as leis de Deus, uma vez que o batismo é um sacramento obrigatório para todo cristão católico.
Até ai, em nada é diferente um cigano e um não-cigano, pois os bebês ciganos atualmente também são registrados em cartório e levados a pia batismal. Contudo, os ciganos possuem além do nome oficial, um outro nome absolutamente secreto, que é escolhido por sua mãe e soprado em seus ouvidos nos primeiros, instantes após o nascimento. Este nome secreto somente será conhecido pela sua mãe, não sendo registrado ou comentado com ninguém. A própria pessoa nunca saberá qual é este nome mantido em total sigilo, unicamente por sua mãe. Então, qual o valor deste nome ou para que ele serve? O Povo Cigano acredita que este nome secreto é a ligação espiritual entre a mãe e seu bebê e sempre que ela precisa apelar as forças divinas em favor de seu filho ou filha usará este nome secreto nas suas invocações. É importante frisar que este nome somente é usado para situações bastante difíceis ou complicadas para a criança, em especial apelos em favor de proteção. Ele nunca é usado displicentemente, por brincadeira ou para apelos banais, e morre junto com a mãe cigana.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A SLAVA - ( Festa do Santo Protetor.)

Toda criança cigana possui um santo protetor escolhido por seus pais. A escolha do santo é feita por algum aviso recebido em sonho, como homenagem por alguma graça anteriormente recebida, ou através de alguma mensagem indireta que soe como um aviso.
Todos os anos, no dia do santo protetor, a família promove uma festa em agradecimento e homenagem ao santo. Os pais prosseguem com esta obrigação durante todo o tempo de vida do filho e, quando eles morrem, cabe ao filho prosseguir da mesma maneira com a cerimônia anual, enquanto viver.
Esta festa é conhecida como SLAVA e para ela são convidados os parentes e os amigos mais chegados.
A FESTA: ela começa pontualmente às doze horas, com os pais, a criança e os convidados reunidos em torno da mesa onde serão servidas as bebidas, a comida e as frutas além do vinho.
No centro da mesa é colocada a imagem do santo protetor, uma vela ritual enfeitada de flores, um pão redondo e uma garrafa de vinho. Logo após o acender da vela, que dá início à festividade, o pai e a criança, frente a frente na cabeceira da mesa, começam a girar o pão recitando preces de agradecimento ao santo protetor. Um parente próximo então derrama um pouco de vinho em quatro partes do pão, que serão beijadas pelo pai e pelo filho. O pão em seguida é partido ao meio e recolocado no centro da mesa.
Às dezoito horas, os pais renovam os agradecimentos e reforçam os pedidos ao santo, apagando em seguida a vela com um pedaço de pão bento.