sábado, 29 de setembro de 2007

UNÇÃO DAS VELAS

Sempre quando compramos uma vela, antes de chegarem até nós ja foram manuseadas por muitas pessoas e impregnadas com suas impressões psíquicas. Tem pessoas que quando pegaram a vela estavam com baixo astral com pensamentos negativos e etc... isso não é bom. Por esta razão antes de acendermos uma vela, devemos fazer a unção dela com azeite ou óleos aromáticos, relacionados ao nosso desejo, é uma forma de anular qualquer energia que as velas tenham adquirido antes de serem utilizadas por nós.
Por isso para ungir uma vela pegue um chumaço de algodão molhe na essência e passe na vela de cima para baixo, sempre depositando a ela só pensamentos positivos. Você também pode usar as próprias mãos para ungi-las.
Utilize sempre:
Para rituais do amor: Óleos de rosa, canela, almíscar.
Para rituais da prosperidade: Óleos canela, lírio, girassol, jasmim.
Para rituais da saúde: Óleos de alecrim, mirra, sândalo, verbana.
Para rituais de proteção: Óleos de cedro, sálvia, verbana, anis.
Acenda a vela e deixe queimar até o final.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

OS CUIDADOS COM AS VELAS

Tenha sempre absoluta consciência das forças que deseja despertar, podemos ter o fortalecimento da vontade, paz e quietude interior. Com o tempo o praticante consegue o estado de aprofundamento adequado ao êxito de sua mentalização.
1. Tenha certeza do que quer. Formule seu desejo para as forças ocultas e para você mesmo de maneira consciente.
2. Uma vela atrai as energias, por isso se estiver em local que houver alguma situação tensa como briga, raiva, ciúme etc... livre-se da vela pois ela se carregou com as energias negativas.
3. Não devemos reacender as velas, inclusive de Aniversário.
Quando acende-las para uso na iluminação da casa, ela deve permanecer ali, pois capta as vibrações do lugar.
4. As velas não devem ser tocadas por outra pessoa. Para impregnálas com sua vibração e sua intensão.
Magnetize-as antes de usá-lás com imposição das mãos, óleos, orações ou cânticos.
5. Nunca sopre uma vela acessa, porque tal procedimento fara com que se rompa a magia que existe entre os planos espirituais. melhor usar um elemento apropriado para tal fim ou uma tampa que corte o oxigênio. Use um apagador ou algo semelhante que afogue a chama.
6. Acenda as velas sempre com fósforo ( fogo e madeira) para ações terrenas, e para ações espirituais pode usar isqueiro. Acenda sempre a vela mais alta, primeiro. Caso sejam cores variadas acenda sempre a vela branca ou rosa antes de todas as outras.
7.Desejos de bem comum em que as velas são acesas por várias pessoas, como em um casamento, festa de final de ano, círculos Wicca, formatura ou festas coletivas poderão ser acesas uma vela com a luz da outra.
8. Velas acendidas para alcançar desejos individuais, mesmo que estejamos em grupos deverão ser acesos cada qual com seu fósforo.
9. Nunca vire uma vela depois de acesa, coloque um fósforo embaixo para derreter o bastante para grudá-la no apoio.
Busca em um artigo de Elizabeth Gallo.

domingo, 23 de setembro de 2007

SIGNIFICADO DO FORMATO DAS VELAS

Pirâmide:
realizações, matérias.
Lua:
(Meia Lua) Representa a água. E relacionado aos sonhos e à Lua. Serve para acentuar sua energia intuitiva.
Cone - Triangulares - hexagonais:
Quando apresentam ângulos muito marcados geram uma energia de luta e combate. Pode-se usar para vencer uma concorrência ou para superar o outro em uma disputa comercial ou judicial. As triangulares simbolizam o equilíbrio dos três planos: Físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas:
São voltadas para cima e geram a sensação de superação dos limites. O desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos. Seu crescimento, orientação e purificação espiritual.
Velas Quadradas:
Simbolizam estabilidade de teor material, usada quando buscamos cimentar algo prático e objetivo. Agrega solidez e força. Seus lados iguais representam os quatro elementos:Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Estrela de Cinco Pontas:
É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas:
Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança. Serve para revigorar uma situação que se encontra adormecida. Uma carga de energia.
Velas espiraladas:
Quando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental esabedoria interior.
Velas de mel:
Sugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.
Velas com símbolos orientais:
Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queimam, vão ativando distintos símbolos ou setores de nossa vida.
Velas Flutuantes:
Somente se utilizam para propósitos sentimentais. Devem ser acesas durante à tarde buscando a energia solar. Para acendê-las à noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

SIGNIFICADO DAS CORES

Amarelo:

Simboliza a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas. É a vela da comunicação, do Intelecto, da criatividade. Estimula a inteligência, aguça a sabedoria e amplia os horizontes intelectuais. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a agilidade mental, e a capacidade de entendimento. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Usadas também em confidência, atração, charme, persuasão, aprendizagem ou para quebrar bloqueios mentais. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas. Dia da semana Quarta-Feira.

Dourado:

Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos;beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza aenergia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para retirar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências do poder masculino. Poderes solaresDia da semana Quarta-Feira.

Azul:

Vela da Água, protecção no reino astral, paz, calma. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. Ajuda a realizar bons negócios, trazendo dinheiro e riqueza matérial.Quando se necessita de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, quando envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, harmonia domestica e paciência.Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireóide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar,. Dia da semana Quinta-Feira.

Índigo:

Cor espiritual de meditação traz paz e tranqüilidade.Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; use em rituais que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada. Equilibra o karma. Energia de Saturno. Dia da semana Quinta-feira. Azul Royal:

Promove alegria e jovialidade; use para atrair a energia deJúpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.Dia da semana Quinta-Feira.
Azul Claro:

Azul claro, desperta interiorização, tranqüilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Ótima na luta contra o medo. É a vela da Água, da proteção no reino astral, paz, calma. Esta cor ajuda nas meditações e inspiração; traz paz tranqüilidade para casa. Erradia a energia do signo de AquárioDia da semana Quinta-Feira.

Laranja:

Sua cor representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus, e alcançar metas profissionais. Com ela é incentiva a criatividade, as atividades artísticas, desportivas, a atração, motivação, energia mental, claridade de pensamento, harmonia, expansão, felicidade e adaptabilidade. E revitalizadora das energias de todo o organismo, ajuda a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade.Para receber a luz, espiritualizar-se e aumentar o poder mental.Dia da semana terça feira.

Branca:

A vela branca é inspiração para a evolução espiritual e a elevação da consciência. Branco é a união de todas as cores, é representação da pureza e da paz. Ligada aos chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem. A vela branca representa a grande Deusa ( a mãe), sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade. Facilita a meditação, o alto astral e a busca da energia lunar. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar. Ela purifica todo o organismo. É a vela dos seres do ar: silfos, gênios do ar, meigas dos ventosDia da semana Quarta-feira.

Marrom:

Vela da terra, paz em casa, energia animal, seres da terra: gnomos, duendes, seres das florestas. Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro. Dia da semana Quarta - feira.

Preta:

A vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.Pois abre os profundos níveis do inconsciente, usa-se em rituais para induzir a um estado de meditação profunda, para afastar as energias negativas, a discórdia, confusão e perdas. Afastar mau-olhado, limpar a negatividad.Atrai a energia de Saturno.A cor preta atrai para si praticamente qualquer coisa, isso se aplica as velas e também as roupas. Dia da semana Sábado.

Rosa:

Se o tipo de auxilio objetivar os relacionamentos afetivos, favorece o romance, a amizade, feminilidade, honra, o despertar Espiritual, harmonia. Cura de Espírito e Comunhão.Para encontrar a alma gêmea, e sempre que desejar dirigir bons fluidos a alguém.Pode também favorecer, a proximidade com outra pessoa .Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta à sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Evita a depressão.Dia da semana: qualquer dia.

Púrpura ou Roxa:

Ideal para aumentar seu poder e força espiritual.Favorece a liberdade e tem o poder de transmutar o ódio em amorou transformar o negativo em positivo.Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Esta vela simboliza as manifestações psíquicas, cura, poder, sucesso idealismo, progresso, proteção, afastamento do mal, contato com entidades astrais, energia de Netuno.Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.Realização de desejos íntimosDia da semana quarta-feira.

Verde:

Vela da Terra, energia do dinheiro, agricultura, saúde, tempo. Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade,rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento,abundancia, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia.Acender para invocar , fartura, ajuda na realização de nossos sonhos e metas.É a vela que desperta a vitalidade sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados.Esta ligada ao mundo material, o verde é a cor da natureza.Simboliza a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência.Atrai amor, fertilidade e relação social. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis.Dia da semana Sexta-feira.

Verde Esmeralda:

Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social. Dia da semana Sexta-feira.

Verde Escuro:

Cor ambição cobiça, inveja e ciúme; coloca as influenciasdessas forças em um ritual. Dia da semana Sexta-feira.

Vermelho:

Ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. É chamada também de vela do fogo, da paixão, do amor. É a mais utilizada em magias ciganas. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico. A para a proteção de parentes e amigos. Traz vitalidade a todo o corpo. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material e com relação a problema jurídico. É utilizada para pedir a fertilidade, força, coragem, vontade, e o aumento do magnetismo em um ritual.Energia dos signos de aries e escorpião. Não deve ser usada superficialmente nem para problemas de saúde.Dia da semana Quarta-feira.

Cinza:

Cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão,mais também neutraliza as forças negativas. Dia da semana Sábado.

Prateado ou Cinza Claro:

Magia da Lua, vela que atrai a energia da Grande Mãe. Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra , remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas, ajuda na meditação, na magia. Esta cor simboliza confusão, mais também neutraliza as forças negativas fazendo a limpeza astral , a purificação. Vitória, meditação, poderes divino feminino.Dia da semana Sábado.

Velas Flocadas ( varias cores)

Quando são de sete ou oito cores servem para harmonizar todos os chackas, atuando como um limpador e energizante de todos os centros de energia.Pode-se usar qualquer dia.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A VELA

A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho. Ela por si só engloba os quatro elementos:
Terra, fogo, ar e água (umidade)
Simboliza nossos desejos. Ela está presente na alegria e na dor.
As velas sempre foram utilizadas para dar luz e claridade, não apenas em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais.
A luz de uma vela carrega em si todas as forças do universo, tanto que sempre cumpre a missão de agregar luz e força a qualquer situação. A chama da vela é aconexão direta com o mundo espiritual superior, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade, e o pavio a direção. A vela que se acende para a meditação e a magia é uma valiosa ferramenta para quem trabalha com energias superiores. A luz da vela é hipnótica, ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade coma força do fogo.
As velas perfumadas servem como força extra a qualquer encantamento, daí a importância de escolher muito bem, não só as cores, mas também o aroma que envolve qualquer momento mágico.
Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples ato de acender uma vela já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual. Entretanto é bom lembrar que forças poderosas estão presentes atraídas pela luz das velas. Uma casa espiritualmente desordenada necessita uma limpeza antes de qualquer ritual mágico.
Parte do artigo de Ione Aires Yananda.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

HISTÓRIA DO POVO CIGANO

O grande lema do Povo Cigano é: " O céu é meu teto; a terra é minha patria e a liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cercadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.
Em sua maioria, os ciganos são artistas ( de muitas artes, inclusive a arte circense) ; e eximios ferreiros, fabricandoseus próprios utencilios domésticos, suas jóias e suas selas. Os Ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos, consertando panelas, vendendo cavalos ( atualmente vendem carros) fazendo artesanato ( principalmente em cobre o metal nobre desse povo) e lendo as cartas ciganas para ver a " buena dicha" ( boa sorte). Na verdade cigano que se preza, antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas (os espelhos da alma) e tocam seus pulsos ( para sentirem o nível de vibração energética) e só então que interpretam as linhas da mão. A prática da quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente e o espírito; sobre a saúde e o destino. O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seu ciclos naturais e sua força geradora e provedora. Mitologicamente o Povo Cigano está ligado à Kali a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sra, cujo mistério envolve o das "virgens negras", que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva ( de origem Núbia) que teria acompanhado as três marias: Jacobina, Salomé e madalena, e , junto com José de Arimateia fugido da palestina numa pequena barca, transportando o santo Graal ( o cálice sagrado) , que seria levado por elas para um mosteiro da antiga Bretanha. Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, as margens do mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como " Saintes Maries de la Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Povo Cigano. Santa Sara é comemorada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, através de uma longa noite de vigília e Oração, pelos Ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, e flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, cujo símbolo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos". Os Ciganos geralmente se reúnem em Clãs para festejar os ritos de passagem: o nascimento, a morte, o casamento e os aniversários. Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças. Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. Onde quer que estejam, os ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos, e, principalmente por seus hábitos ruidosos. São um povo cheio de energia e grande dose de passionalidade. São tão peculiares dentro do seu código de ética; honra a justiça; senso; sentido e sentimento de liberdade que contagia e incomodam qualquer sistema. Porem a comunidade cigana ama e respeita a natureza, os idosos e todos os membros do grupo educam as crianças de todos, dentro dos princípios e normas próprios de uma tradição puramente oral, cujos ensinamentos são passados de pai para filho ou de mestres para discípulo, através das estórias contadas e das músicas tocadas em torno das fogueiras acessas e das barracas coloridas sempre montadas ao ar livre( mesmo no fundo do quintal das ricas mansões dos ciganos mais abastados). Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo de ligações com: o "Sagrado" quando são realizados mensalmente os grandes festivais de consagração, imantação e reverenciação à grande "Madrinha". A celebração da lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, com dança e orações. Também para os Ciganos tudo na vida é "Maktub" ( está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do céu e verdadeiros adoradores dos Astros. Os Ciganos praticam a Astrologia da mãe terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por ter a oportunidade de conhecer a História deste Povo tão querido, alegre e tão cheio de energia. E agora quero agradecer por está aqui passando todas estas informações.