domingo, 14 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA

KOLACO
(Pão Cigano)
Como já sabemos o pão é um alimento sagrado. E este pão não deve ser cortado com faca. Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes. Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais. A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas. É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.
Ingredientes para 3 pães.
1 quilo de farinha de trigo - 1 litro de leite morno - 50 gramas de fermento para pão - 3 ovos inteiros - 1 colher e meia de manteiga - sal a gosto - manteiga derretida - 1 punhado de Erva-Doce - 1 pouco de Cravo da Índia - Canela em casca.
Modo de Preparar.
Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la. Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto. Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer. Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca. Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos. Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.

Um comentário:

Feiticeira Lunar disse...

olá, adorei presentinho,obrigado mesmo...
obrigado pelos parabéns, e desejo tudo de bom a vc também..
Sim, minha irmã é meu sobrinho estão bem, mas foi dificel o parto,mas deu tudo certinho. brigado pela preocupação, abraço forte, vc é muito querida de curto muitoooo