domingo, 28 de outubro de 2007

A DANÇA CIGANA

Ao dançar os ciganos expressam sentimentos de alegria, poesia, romantismo e felicidade.
Os ciganos adoram dançar. A dança nascem com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a vida. Desde criança os ciganos ouvem dançam, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais- produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem desde cedo com parentes e amigos nas festas da kumpania ( acampamentos).
Os ciganos mantém na memória o mundo mágico das eternas caravanas que deixaram marcas nas estradas de muitas vidas.
Eles não freqüentam academias, nem aulas de dança, pois quando dançam o fazem com a alma, o coração que suplanta toda e qualquer norma ou regra, os movimentos são naturais do corpo, sem nenhuma coreografia. A dança é uma alegria contagiante e uma vivacidade única.
Não podemos falar que existe uma dança cigana, mas uma forma de dançar do povo cigano, que é leve, livre, criativa, insinuante e cheia de ardor e calor humanos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A MULHER CIGANA I

Enquanto o homem representa o esteio e o braço forte da família, a mulher significa o lado terno e de proteção espiritual dos lares ciganos. Ela quem desempenha um dos papéis mais importantes na estrutura da família, o de mãe.
Cabe as mulheres desde cedo cuidarem das tarefas do lar, tornando-o o mais aconchegante e confortável possível, seja o lar paterno, seja o seu próprio com o marido. As meninas ficam sempre ao redor da mãe auxiliando nos trabalhos de casa, ajudando a cuidar dos irmãos menores e aprendendo as tradições e costumes como execução da dança, a leitura das cartas e das mãos, a realização dos rituais e cerimônia, os preceitos religiosos.
A mulher cigana tem seu lado feminino marcadamente atraente, colorido e sensual. Aliás, quando pensamos em ciganos, a primeira imagem que nos vem à mente é a destas mulheres vestidas com roupas longas e cheias de cor, de cabelos escuros apanhados por lenços coloridos, muitas jóias ao redor do pescoço, dos punhos e argolas de ouro penduradas nas orelhas.
A mulher cigana deve saber cozinhar, cuidar da casa, dançar, dirigir as cerimônias e rituais e saber ler a sorte. Ela deve ser de preferência bonita, ter encantos e ser dotada de atrativos. Caso ela não reúna estes elementos terá pouco valor e talvez somente case se houver algum tipo de convêniencia para o pai do noivo, como ter um pai influente, rico ou com poder de liderança.
A cigana se casa muito jovem, geralmente ao redor dos quinze anos e deve ser virgem, condição - aliás considerada fundamental para o matrimônio. A virgindade será avaliada pelas mulheres mais velhas, pelas mães dos noivos e pela matriarca do clã no dia do casamento, sendo a mãe da noiva festivamente cumprimentada caso a filha seja virgem como pede a tradição. Se a jovem, o que é muito caro, já tiver tido experiência sexual e não for virgem, será severamente castigada, o casamento desfeito e deverá haver reparação aos pais do noivo. Em razão de tão sérias conseqüências as jovens ciganas se guardam de qualquer contato físico, não permitindo que um jovem ou um homem lhes encoste sequer a mão.
As mulheres casadas também são muito pudicas, não dando liberdade para que qualquer homem as toque ou faça qualquer demonstração de afeto físico. Até mesmo com seus maridos elas são bastante recatadas, em especial em público, pois, os ciganos temem os falatórios maldosos, as más línguas.
Apesar destas atitudes cautelosas tanto as jovens como as mulheres casadas são muito faceiras, insinuantes e provocantes, em particular quando dançam. Elas usam a dança como instrumento de sedução, além da função da dança propriamente dita, ou seja, diversão, demonstração de alegria e parte obrigatória das festividades. Festa de ciganos sem música e dança não é festa, e eles são muito festeiros, não perdendo nenhuma oportunidade de tocar seus violões, acordeons, violinos, cantar e dançar entusiasmadamente agitando pandeiros e batendo palmas, que acreditam ser uma forma de espantar a negatividade, abrindo espaço para a positividade.
Rosaly Mariza Schepis

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA.

RECEITA DO MANJAR DE SANTA SARA.
Esse Manjar é servido durante a slava de Sara Kali , no dia 24 de maio.
Ingredientes: Leite de coco - Açúcar - 1 fava de baunilha - Amido de milho - Coco ralado Ameixas secas - Claras de ovos - Limão
Modo de Preparar: Faz-se a receita , misturando os ingredientes e levando ao fogo brando para cozinhar, até que se faça um mingau consistente. Depois disso , colocar numa forma de pudim, deixar esfriar e levar à geladeira até endurecer totalmente. Quando desenformar , bater algumas claras em neve, acrescentando açúcar, caldo e raspa de limão branco. Cobrir todo o manjar e levar rapidamente ao forno pré-aquecido para dourar. Serve-se em seguida. Para oferenda pessoal você deve acrescentar as claras em neve, cobrir com pétalas de flores brancas e levar ao mar, ascendendo as velas de virgem Sara, Santa Maria Salomé e Santa Maria Jacobé. O manjar da oferenda deve ser recheado de pedidos de graça .

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

MAGIA CIGANA E SEUS ENCANTAMENTOS

POÇÃO DA SEDUÇÃO CIGANA
Coloque um pouco de raspa de limão sobre uma taça de vinho tinto e ofereça à pessoa amada. No momento que achar mais propício, acenda um incenso de canela e uma vela vermelha durante esse tempo em que estiverem juntos.
Email recebido dos 7_Elementos.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

MAGIA CIGANA E SEUS ENCANTAMENTOS.

SOPRO DE AMOR
Numa sexta-feira de Lua Cheia, depois de tomar um banho e se purificar, sente-se no chão segurando uma vela rosa com as duas mãos e diga: "Espíritos do alto, entidades do amor, eu as invoco. Ouçam meu pedido, sintam meu coração e realizem meu desejo." Unte toda a vela com as pontas dos dedos, de baixo para cima, com essência de baunilha, enquanto visualiza e fala todas as coisas que deseja encontrar em uma pessoa. Coloque a vela no chão (de preferência na terra, num jardim, perto de plantas e flores, caso contrário, use um apoio previamente consagrado), dizendo: "Eu atraio o amor, pois eu sou o amor" Sopre a vela toda de baixo para cima, imaginando uma névoa rosa e luminosa envolvendo-a. Acenda a vela e medite um pouco, olhando para a chama da vela e visualizando os momentos bons que você gostaria de viver com alguém. Deixe a vela queimar até o fim. Repita essa magia por nove sextas-feiras de Lua Cheia.
E-mail Recebido do 7_Elementos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AGRADECIMENTO.

Está imagem foi feita para mim por uma amiga, FEITICEIRA LUNAR . Gostaria de agradece-la por todo esse carinho.
E desejo a ela muito sucesso, muita paz, muito amor, muita felicidade, muita prosperidade, e muita saúde.
Um grande abraço todo especial.
Cigana Samira

domingo, 14 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA

KOLACO
(Pão Cigano)
Como já sabemos o pão é um alimento sagrado. E este pão não deve ser cortado com faca. Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes. Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais. A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas. É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.
Ingredientes para 3 pães.
1 quilo de farinha de trigo - 1 litro de leite morno - 50 gramas de fermento para pão - 3 ovos inteiros - 1 colher e meia de manteiga - sal a gosto - manteiga derretida - 1 punhado de Erva-Doce - 1 pouco de Cravo da Índia - Canela em casca.
Modo de Preparar.
Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la. Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto. Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer. Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca. Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos. Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Nossa Senhora Aparecida, quero hoje no seu dia lhe agradecer, por todas as graças que a Senhora tem me ajudado a alcançar. Hoje é uma data especial para o Povo Cigano e junto a eles quero agradecer e lhe parabenizar. Nossa Senhora, ilumine nossa vidas, para que tenhamos um presente e um futuro brilhantes. Que o raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar e em cada coração neste dia tão especial. Nossa Senhora, abençoe todos nós que somos filhos do mesmo Deus. Amém..
Um carinho todo especial de Cigana Samira.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SANGUE CIGANO

ENCANTADO SEJAS SANGUE CIGANO ÚNICO RESPONSÁVEL PELA MAGIA QUE ENCANTA MEU POVO BENDITA SEJA MULHER CIGANA QUE CARREGAS NO SANGUE SÉCULOS DE DOR QUE SEMEADO EM TEU VENTRE VAI NOSSO POVO... BASTA TEU OLHAR... PARA DERRAMAR O ENCANTO QUE NOS CERCA... E NOS TRAZ VIVOS ATÉ AGORA COM TUA GRAÇA E TUA DANÇA... REMONTAS NOSSA HISTÓRIA... E NOSSOS COSTUMES... COM TUAS MÃOS... CARREGAS NOSSAS CRIANÇAS... E NOSSA TRADIÇÃO COM TEU SORRISO... FASCINAS O AR DE QUALQUER LUGAR... COM TEUS PÉS CAMINHAS... COMO LEAL ESCUDEIRA PELO MUNDO... MUSA ENCANTADORA... FAZ DOS CIGANOS... HOMENS PREMIADOS POR DEUS PORTADORA DA MAGIA... E DAS SÁBIAS PALAVRAS... QUE MOVIMENTAM OS DONS TÃO PROPAGADOS SANGUE CIGANO ORGULHO DO NOSSO POVO MISTÉRIO NO MUNDO DE AMOR PROFUNDO KON SI RAT ROM... SI SUNAKAY ANDO ILÔ
Extraido do livro:CIGANOSROM --- UM POVO SEM FRONTEIRAS
autor: NELSON PIRES FILHO

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O SIGNIFICADO DAS CHAMAS.

CHAMA AZULADA: pede-se paciência, pois seu pedido logo será realizado.
CHAMA AMARELA: sua felicidade esta próxima.
CHAMA VERMELHA: seu pedido esta sendo realizado.
CHAMA BRILHANTE: seu pedido esta tendo êxito.
CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA: Se concentre no seu pedido, pois a sua menteesta muito tumultuada.
CHAMA QUE SOLTA FAGULHA NO AR: Pode haver algum desapontamento ouaborrecimento antes do seu pedido se realizar. O Anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja.
CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL: seus pedidos serão alcançados, o Anjo já está levando sua mensagem. Não comente com ninguém sobre seu pedido, poisalguém próximo poderá atrapalhar.
CHAMA ENFRAQUECIDA: é preciso reforçar seu pedido.
CHAMA QUE PERMANECE BAIXA: esta não é ainda a hora de seu desejo se realizar.Há uma necessidade de você cuidar primeiro do seu astral.
CHAMA QUE VACILA: O Anjo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas transformações (necessárias),antes que seu pedido se realize.
PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS: o pedido foi feito de forma dúbia, não foi feito com fé, faça-o novamente. Se a vela apaga depois de acesa, (sem muito vento ao redor):seu anjo fará a parte mais difícil, o resto é com você.
QUANDO A VELA QUEIMA POR INTEIRO: seu pedido foi aceito.
QUANDO A VELA FORMA UMA ESCADA AO LADO: seu pedido esta sendo realizado.
QUANDO SOBRA MUITA CERA NO PRATO: acenda o que sobrou, pois existem forças negativas tentando atrapalhar. Quando terminar acenda outra e agradeça suaanjo.
A VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE: O Anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.
PONTA DO PAVIO BRILHANTE: você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.
VELA QUE CHOROU MUITO: você esta sem forças e muito emotiva(o),isso faz comque seu anjo tenha um pouco de dificuldade para realizar seu pedido. Ponha toda sua Fé em seu pedido.Confie em Deus, na Deusa, seu Santo de Devoção, seu Anjo Guardião, ou em você mesmo. A vela é unicamente um instrumento para representar sua força e canalizar o fluxo do Universo em forma de LUZ em seu favor.

domingo, 7 de outubro de 2007

VELAS PERFUMADAS

Os aromas permitem que a cor some-se à força que imprime cada essência. Os aromas atuam sobre nosso sistema nervoso, sensorial e extra-sensorial. Devemos usá-los
Florais:
Sentimentos de alegria, amor e serenidade. Amadeirados:Trabalho, dinheiro e profissão.
Especiarias:
Alecrim - protetor e revitalizante. Menta-estimula e refresca.
Cítricos:
São revigorantes, refrescantes ao mesmo tempo acalmam os nervos, aromas como os de laranja e mandarina.
Sândalo:
Sensação de tranqüilidade, bem estar. Está indicado para o trabalho e dinheiro.
Pinho:
O aroma do pinho melhora problemas de vias respiratórias, reumatismo, relaxam a musculatura e também o stress é combatido.
Lavanda:
Eficaz para dores de cabeça provocada por más energias o ar fica mais leve e o espírito elevado. Pode ser usada no dormitório das crianças.
Limão:
Acalma os nervos e aliviar dores de cabeça depois de um dia de stress.
Eucalipto:
Acenda sua vela e note que como fica mais fácil respirar à medida que se espalha a essência de eucalipto. Resolvem os conflitos e ansiedade, favorecem a claridade de pensamento.

COZINHA CIGANA.

ARROZ COM REPOLHO.
Ingredientes para 4 pessoas.
300 gramas de arroz - 1 repolho roxo pequeno - 1 pimentão vermelho - 1 quilo de alcatra - 2 dentes de alho - sal - 2 colheres de óleo de girassol - 2 cravos - da - índia.
Modo de preparar:
Tempere a carne com alho e sal a gosto e reserve.
Em uma panela média coloque o alho esmagado , o óleo o pimentão e os dois cravos. Acrescente a carne e refogue, fritando até dourar. Vá colocando um pouquinho de água até cozinhar a carne. Acrescente o arroz lavado e escorrido. Em seguida coloque o repolho em pedaços. Coloque água até cobrir. O tempo de cozimento é igual ao do arroz. Depois de pronto deixe a panela tampada por cinco minuto e está pronto é só saborear.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA

Para os ciganos cozinhar é um ato maravilhoso, e é através da comida que podem encantar uma pessoa com mais facilidade. E depositam todos os objetivos nos ingredientes. Também cuidam muito as fazes da Lua, pois é muito importante. Na Lua Nova: É uma boa energia para terminar trabalhos inacabados ou para começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos. Na Lua Crescente: Os ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. E é nesta Lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivada em horta doméstica. Na Lua Cheia: Os ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servir-lhes os alimentos encantados, esperando os melhores comentários. Também é a Lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público. Na Lua Minguante: Dedicam a cozinhar para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha Cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e vaca que são as mais utilizadas. Utilizam muito as especiarias e temperos de diversas partes do mundo. Frutas , nozes e amêndoas estão sempre presentes em diversos doces. Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.