sábado, 3 de novembro de 2007

MAGIA CIGANA E SEUS ENCANTAMENTOS.

PARA RECONCILIAÇÃO.
Peça à egrégora cigana dos mestres do amor, aos patriarcas do povo cigano, que com sua sabedoria conhecem os labirintos dos relacionamentos humanos.
  • 1 manjar de baunilha redondinho e inteiro;
  • 2 claras batidas em neve, em ponto de suspiro, com açúcar;
  • 1 cacho de uva-verdes (grande);
  • 1/2 m de fita branca, de cetim dos dois lados, com largura superior a 1 cm;
  • 3 incensos de maçã - verde;
  • 1 travessa de vidro ou de cristal ( branco );
  • 1 vela de sete dias branca;
  • 1 cartãozinho branco com os nomes escritos a lápis e sobrepostos ( o de quem faz a magia vai por cima );
  • 2 velas brancas comuns.

Arrume o manjar na travessa de vidro e cubra-o com as claras batidas; por baixo vai o cartãozinho. Escreva os dois nomes na fita, com caneta azul, e dê um laço em torno do cacho de uvas, colocando-o junto ao pudim. Acenda a vela de sete dias do lado direito e os incensos do lado esquerdo. pedindo compreensão e reconciliação. Quando a vela apagar, leve tudo para a beira de um rio ou cachoeira, acenda as duas velas comuns bem juntas e diga: " Senhora do amor, pelo branco da paz, aceita e atenda o meu pedido; que as tuas ondinas tragam paz entre nós". "ESTÁ FEITO!".

Iara Cristina Leopardi Pinheiro.

domingo, 28 de outubro de 2007

A DANÇA CIGANA

Ao dançar os ciganos expressam sentimentos de alegria, poesia, romantismo e felicidade.
Os ciganos adoram dançar. A dança nascem com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a vida. Desde criança os ciganos ouvem dançam, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais- produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem desde cedo com parentes e amigos nas festas da kumpania ( acampamentos).
Os ciganos mantém na memória o mundo mágico das eternas caravanas que deixaram marcas nas estradas de muitas vidas.
Eles não freqüentam academias, nem aulas de dança, pois quando dançam o fazem com a alma, o coração que suplanta toda e qualquer norma ou regra, os movimentos são naturais do corpo, sem nenhuma coreografia. A dança é uma alegria contagiante e uma vivacidade única.
Não podemos falar que existe uma dança cigana, mas uma forma de dançar do povo cigano, que é leve, livre, criativa, insinuante e cheia de ardor e calor humanos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A MULHER CIGANA I

Enquanto o homem representa o esteio e o braço forte da família, a mulher significa o lado terno e de proteção espiritual dos lares ciganos. Ela quem desempenha um dos papéis mais importantes na estrutura da família, o de mãe.
Cabe as mulheres desde cedo cuidarem das tarefas do lar, tornando-o o mais aconchegante e confortável possível, seja o lar paterno, seja o seu próprio com o marido. As meninas ficam sempre ao redor da mãe auxiliando nos trabalhos de casa, ajudando a cuidar dos irmãos menores e aprendendo as tradições e costumes como execução da dança, a leitura das cartas e das mãos, a realização dos rituais e cerimônia, os preceitos religiosos.
A mulher cigana tem seu lado feminino marcadamente atraente, colorido e sensual. Aliás, quando pensamos em ciganos, a primeira imagem que nos vem à mente é a destas mulheres vestidas com roupas longas e cheias de cor, de cabelos escuros apanhados por lenços coloridos, muitas jóias ao redor do pescoço, dos punhos e argolas de ouro penduradas nas orelhas.
A mulher cigana deve saber cozinhar, cuidar da casa, dançar, dirigir as cerimônias e rituais e saber ler a sorte. Ela deve ser de preferência bonita, ter encantos e ser dotada de atrativos. Caso ela não reúna estes elementos terá pouco valor e talvez somente case se houver algum tipo de convêniencia para o pai do noivo, como ter um pai influente, rico ou com poder de liderança.
A cigana se casa muito jovem, geralmente ao redor dos quinze anos e deve ser virgem, condição - aliás considerada fundamental para o matrimônio. A virgindade será avaliada pelas mulheres mais velhas, pelas mães dos noivos e pela matriarca do clã no dia do casamento, sendo a mãe da noiva festivamente cumprimentada caso a filha seja virgem como pede a tradição. Se a jovem, o que é muito caro, já tiver tido experiência sexual e não for virgem, será severamente castigada, o casamento desfeito e deverá haver reparação aos pais do noivo. Em razão de tão sérias conseqüências as jovens ciganas se guardam de qualquer contato físico, não permitindo que um jovem ou um homem lhes encoste sequer a mão.
As mulheres casadas também são muito pudicas, não dando liberdade para que qualquer homem as toque ou faça qualquer demonstração de afeto físico. Até mesmo com seus maridos elas são bastante recatadas, em especial em público, pois, os ciganos temem os falatórios maldosos, as más línguas.
Apesar destas atitudes cautelosas tanto as jovens como as mulheres casadas são muito faceiras, insinuantes e provocantes, em particular quando dançam. Elas usam a dança como instrumento de sedução, além da função da dança propriamente dita, ou seja, diversão, demonstração de alegria e parte obrigatória das festividades. Festa de ciganos sem música e dança não é festa, e eles são muito festeiros, não perdendo nenhuma oportunidade de tocar seus violões, acordeons, violinos, cantar e dançar entusiasmadamente agitando pandeiros e batendo palmas, que acreditam ser uma forma de espantar a negatividade, abrindo espaço para a positividade.
Rosaly Mariza Schepis

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA.

RECEITA DO MANJAR DE SANTA SARA.
Esse Manjar é servido durante a slava de Sara Kali , no dia 24 de maio.
Ingredientes: Leite de coco - Açúcar - 1 fava de baunilha - Amido de milho - Coco ralado Ameixas secas - Claras de ovos - Limão
Modo de Preparar: Faz-se a receita , misturando os ingredientes e levando ao fogo brando para cozinhar, até que se faça um mingau consistente. Depois disso , colocar numa forma de pudim, deixar esfriar e levar à geladeira até endurecer totalmente. Quando desenformar , bater algumas claras em neve, acrescentando açúcar, caldo e raspa de limão branco. Cobrir todo o manjar e levar rapidamente ao forno pré-aquecido para dourar. Serve-se em seguida. Para oferenda pessoal você deve acrescentar as claras em neve, cobrir com pétalas de flores brancas e levar ao mar, ascendendo as velas de virgem Sara, Santa Maria Salomé e Santa Maria Jacobé. O manjar da oferenda deve ser recheado de pedidos de graça .

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

MAGIA CIGANA E SEUS ENCANTAMENTOS

POÇÃO DA SEDUÇÃO CIGANA
Coloque um pouco de raspa de limão sobre uma taça de vinho tinto e ofereça à pessoa amada. No momento que achar mais propício, acenda um incenso de canela e uma vela vermelha durante esse tempo em que estiverem juntos.
Email recebido dos 7_Elementos.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

MAGIA CIGANA E SEUS ENCANTAMENTOS.

SOPRO DE AMOR
Numa sexta-feira de Lua Cheia, depois de tomar um banho e se purificar, sente-se no chão segurando uma vela rosa com as duas mãos e diga: "Espíritos do alto, entidades do amor, eu as invoco. Ouçam meu pedido, sintam meu coração e realizem meu desejo." Unte toda a vela com as pontas dos dedos, de baixo para cima, com essência de baunilha, enquanto visualiza e fala todas as coisas que deseja encontrar em uma pessoa. Coloque a vela no chão (de preferência na terra, num jardim, perto de plantas e flores, caso contrário, use um apoio previamente consagrado), dizendo: "Eu atraio o amor, pois eu sou o amor" Sopre a vela toda de baixo para cima, imaginando uma névoa rosa e luminosa envolvendo-a. Acenda a vela e medite um pouco, olhando para a chama da vela e visualizando os momentos bons que você gostaria de viver com alguém. Deixe a vela queimar até o fim. Repita essa magia por nove sextas-feiras de Lua Cheia.
E-mail Recebido do 7_Elementos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AGRADECIMENTO.

Está imagem foi feita para mim por uma amiga, FEITICEIRA LUNAR . Gostaria de agradece-la por todo esse carinho.
E desejo a ela muito sucesso, muita paz, muito amor, muita felicidade, muita prosperidade, e muita saúde.
Um grande abraço todo especial.
Cigana Samira

domingo, 14 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA

KOLACO
(Pão Cigano)
Como já sabemos o pão é um alimento sagrado. E este pão não deve ser cortado com faca. Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes. Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais. A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas. É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.
Ingredientes para 3 pães.
1 quilo de farinha de trigo - 1 litro de leite morno - 50 gramas de fermento para pão - 3 ovos inteiros - 1 colher e meia de manteiga - sal a gosto - manteiga derretida - 1 punhado de Erva-Doce - 1 pouco de Cravo da Índia - Canela em casca.
Modo de Preparar.
Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la. Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto. Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer. Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca. Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos. Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Nossa Senhora Aparecida, quero hoje no seu dia lhe agradecer, por todas as graças que a Senhora tem me ajudado a alcançar. Hoje é uma data especial para o Povo Cigano e junto a eles quero agradecer e lhe parabenizar. Nossa Senhora, ilumine nossa vidas, para que tenhamos um presente e um futuro brilhantes. Que o raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar e em cada coração neste dia tão especial. Nossa Senhora, abençoe todos nós que somos filhos do mesmo Deus. Amém..
Um carinho todo especial de Cigana Samira.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SANGUE CIGANO

ENCANTADO SEJAS SANGUE CIGANO ÚNICO RESPONSÁVEL PELA MAGIA QUE ENCANTA MEU POVO BENDITA SEJA MULHER CIGANA QUE CARREGAS NO SANGUE SÉCULOS DE DOR QUE SEMEADO EM TEU VENTRE VAI NOSSO POVO... BASTA TEU OLHAR... PARA DERRAMAR O ENCANTO QUE NOS CERCA... E NOS TRAZ VIVOS ATÉ AGORA COM TUA GRAÇA E TUA DANÇA... REMONTAS NOSSA HISTÓRIA... E NOSSOS COSTUMES... COM TUAS MÃOS... CARREGAS NOSSAS CRIANÇAS... E NOSSA TRADIÇÃO COM TEU SORRISO... FASCINAS O AR DE QUALQUER LUGAR... COM TEUS PÉS CAMINHAS... COMO LEAL ESCUDEIRA PELO MUNDO... MUSA ENCANTADORA... FAZ DOS CIGANOS... HOMENS PREMIADOS POR DEUS PORTADORA DA MAGIA... E DAS SÁBIAS PALAVRAS... QUE MOVIMENTAM OS DONS TÃO PROPAGADOS SANGUE CIGANO ORGULHO DO NOSSO POVO MISTÉRIO NO MUNDO DE AMOR PROFUNDO KON SI RAT ROM... SI SUNAKAY ANDO ILÔ
Extraido do livro:CIGANOSROM --- UM POVO SEM FRONTEIRAS
autor: NELSON PIRES FILHO

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O SIGNIFICADO DAS CHAMAS.

CHAMA AZULADA: pede-se paciência, pois seu pedido logo será realizado.
CHAMA AMARELA: sua felicidade esta próxima.
CHAMA VERMELHA: seu pedido esta sendo realizado.
CHAMA BRILHANTE: seu pedido esta tendo êxito.
CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA: Se concentre no seu pedido, pois a sua menteesta muito tumultuada.
CHAMA QUE SOLTA FAGULHA NO AR: Pode haver algum desapontamento ouaborrecimento antes do seu pedido se realizar. O Anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja.
CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL: seus pedidos serão alcançados, o Anjo já está levando sua mensagem. Não comente com ninguém sobre seu pedido, poisalguém próximo poderá atrapalhar.
CHAMA ENFRAQUECIDA: é preciso reforçar seu pedido.
CHAMA QUE PERMANECE BAIXA: esta não é ainda a hora de seu desejo se realizar.Há uma necessidade de você cuidar primeiro do seu astral.
CHAMA QUE VACILA: O Anjo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas transformações (necessárias),antes que seu pedido se realize.
PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS: o pedido foi feito de forma dúbia, não foi feito com fé, faça-o novamente. Se a vela apaga depois de acesa, (sem muito vento ao redor):seu anjo fará a parte mais difícil, o resto é com você.
QUANDO A VELA QUEIMA POR INTEIRO: seu pedido foi aceito.
QUANDO A VELA FORMA UMA ESCADA AO LADO: seu pedido esta sendo realizado.
QUANDO SOBRA MUITA CERA NO PRATO: acenda o que sobrou, pois existem forças negativas tentando atrapalhar. Quando terminar acenda outra e agradeça suaanjo.
A VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE: O Anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.
PONTA DO PAVIO BRILHANTE: você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.
VELA QUE CHOROU MUITO: você esta sem forças e muito emotiva(o),isso faz comque seu anjo tenha um pouco de dificuldade para realizar seu pedido. Ponha toda sua Fé em seu pedido.Confie em Deus, na Deusa, seu Santo de Devoção, seu Anjo Guardião, ou em você mesmo. A vela é unicamente um instrumento para representar sua força e canalizar o fluxo do Universo em forma de LUZ em seu favor.

domingo, 7 de outubro de 2007

VELAS PERFUMADAS

Os aromas permitem que a cor some-se à força que imprime cada essência. Os aromas atuam sobre nosso sistema nervoso, sensorial e extra-sensorial. Devemos usá-los
Florais:
Sentimentos de alegria, amor e serenidade. Amadeirados:Trabalho, dinheiro e profissão.
Especiarias:
Alecrim - protetor e revitalizante. Menta-estimula e refresca.
Cítricos:
São revigorantes, refrescantes ao mesmo tempo acalmam os nervos, aromas como os de laranja e mandarina.
Sândalo:
Sensação de tranqüilidade, bem estar. Está indicado para o trabalho e dinheiro.
Pinho:
O aroma do pinho melhora problemas de vias respiratórias, reumatismo, relaxam a musculatura e também o stress é combatido.
Lavanda:
Eficaz para dores de cabeça provocada por más energias o ar fica mais leve e o espírito elevado. Pode ser usada no dormitório das crianças.
Limão:
Acalma os nervos e aliviar dores de cabeça depois de um dia de stress.
Eucalipto:
Acenda sua vela e note que como fica mais fácil respirar à medida que se espalha a essência de eucalipto. Resolvem os conflitos e ansiedade, favorecem a claridade de pensamento.

COZINHA CIGANA.

ARROZ COM REPOLHO.
Ingredientes para 4 pessoas.
300 gramas de arroz - 1 repolho roxo pequeno - 1 pimentão vermelho - 1 quilo de alcatra - 2 dentes de alho - sal - 2 colheres de óleo de girassol - 2 cravos - da - índia.
Modo de preparar:
Tempere a carne com alho e sal a gosto e reserve.
Em uma panela média coloque o alho esmagado , o óleo o pimentão e os dois cravos. Acrescente a carne e refogue, fritando até dourar. Vá colocando um pouquinho de água até cozinhar a carne. Acrescente o arroz lavado e escorrido. Em seguida coloque o repolho em pedaços. Coloque água até cobrir. O tempo de cozimento é igual ao do arroz. Depois de pronto deixe a panela tampada por cinco minuto e está pronto é só saborear.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

COZINHA CIGANA

Para os ciganos cozinhar é um ato maravilhoso, e é através da comida que podem encantar uma pessoa com mais facilidade. E depositam todos os objetivos nos ingredientes. Também cuidam muito as fazes da Lua, pois é muito importante. Na Lua Nova: É uma boa energia para terminar trabalhos inacabados ou para começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos. Na Lua Crescente: Os ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. E é nesta Lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivada em horta doméstica. Na Lua Cheia: Os ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servir-lhes os alimentos encantados, esperando os melhores comentários. Também é a Lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público. Na Lua Minguante: Dedicam a cozinhar para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha Cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e vaca que são as mais utilizadas. Utilizam muito as especiarias e temperos de diversas partes do mundo. Frutas , nozes e amêndoas estão sempre presentes em diversos doces. Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.

sábado, 29 de setembro de 2007

UNÇÃO DAS VELAS

Sempre quando compramos uma vela, antes de chegarem até nós ja foram manuseadas por muitas pessoas e impregnadas com suas impressões psíquicas. Tem pessoas que quando pegaram a vela estavam com baixo astral com pensamentos negativos e etc... isso não é bom. Por esta razão antes de acendermos uma vela, devemos fazer a unção dela com azeite ou óleos aromáticos, relacionados ao nosso desejo, é uma forma de anular qualquer energia que as velas tenham adquirido antes de serem utilizadas por nós.
Por isso para ungir uma vela pegue um chumaço de algodão molhe na essência e passe na vela de cima para baixo, sempre depositando a ela só pensamentos positivos. Você também pode usar as próprias mãos para ungi-las.
Utilize sempre:
Para rituais do amor: Óleos de rosa, canela, almíscar.
Para rituais da prosperidade: Óleos canela, lírio, girassol, jasmim.
Para rituais da saúde: Óleos de alecrim, mirra, sândalo, verbana.
Para rituais de proteção: Óleos de cedro, sálvia, verbana, anis.
Acenda a vela e deixe queimar até o final.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

OS CUIDADOS COM AS VELAS

Tenha sempre absoluta consciência das forças que deseja despertar, podemos ter o fortalecimento da vontade, paz e quietude interior. Com o tempo o praticante consegue o estado de aprofundamento adequado ao êxito de sua mentalização.
1. Tenha certeza do que quer. Formule seu desejo para as forças ocultas e para você mesmo de maneira consciente.
2. Uma vela atrai as energias, por isso se estiver em local que houver alguma situação tensa como briga, raiva, ciúme etc... livre-se da vela pois ela se carregou com as energias negativas.
3. Não devemos reacender as velas, inclusive de Aniversário.
Quando acende-las para uso na iluminação da casa, ela deve permanecer ali, pois capta as vibrações do lugar.
4. As velas não devem ser tocadas por outra pessoa. Para impregnálas com sua vibração e sua intensão.
Magnetize-as antes de usá-lás com imposição das mãos, óleos, orações ou cânticos.
5. Nunca sopre uma vela acessa, porque tal procedimento fara com que se rompa a magia que existe entre os planos espirituais. melhor usar um elemento apropriado para tal fim ou uma tampa que corte o oxigênio. Use um apagador ou algo semelhante que afogue a chama.
6. Acenda as velas sempre com fósforo ( fogo e madeira) para ações terrenas, e para ações espirituais pode usar isqueiro. Acenda sempre a vela mais alta, primeiro. Caso sejam cores variadas acenda sempre a vela branca ou rosa antes de todas as outras.
7.Desejos de bem comum em que as velas são acesas por várias pessoas, como em um casamento, festa de final de ano, círculos Wicca, formatura ou festas coletivas poderão ser acesas uma vela com a luz da outra.
8. Velas acendidas para alcançar desejos individuais, mesmo que estejamos em grupos deverão ser acesos cada qual com seu fósforo.
9. Nunca vire uma vela depois de acesa, coloque um fósforo embaixo para derreter o bastante para grudá-la no apoio.
Busca em um artigo de Elizabeth Gallo.

domingo, 23 de setembro de 2007

SIGNIFICADO DO FORMATO DAS VELAS

Pirâmide:
realizações, matérias.
Lua:
(Meia Lua) Representa a água. E relacionado aos sonhos e à Lua. Serve para acentuar sua energia intuitiva.
Cone - Triangulares - hexagonais:
Quando apresentam ângulos muito marcados geram uma energia de luta e combate. Pode-se usar para vencer uma concorrência ou para superar o outro em uma disputa comercial ou judicial. As triangulares simbolizam o equilíbrio dos três planos: Físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas:
São voltadas para cima e geram a sensação de superação dos limites. O desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos. Seu crescimento, orientação e purificação espiritual.
Velas Quadradas:
Simbolizam estabilidade de teor material, usada quando buscamos cimentar algo prático e objetivo. Agrega solidez e força. Seus lados iguais representam os quatro elementos:Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Estrela de Cinco Pontas:
É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas:
Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança. Serve para revigorar uma situação que se encontra adormecida. Uma carga de energia.
Velas espiraladas:
Quando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental esabedoria interior.
Velas de mel:
Sugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.
Velas com símbolos orientais:
Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queimam, vão ativando distintos símbolos ou setores de nossa vida.
Velas Flutuantes:
Somente se utilizam para propósitos sentimentais. Devem ser acesas durante à tarde buscando a energia solar. Para acendê-las à noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

SIGNIFICADO DAS CORES

Amarelo:

Simboliza a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas. É a vela da comunicação, do Intelecto, da criatividade. Estimula a inteligência, aguça a sabedoria e amplia os horizontes intelectuais. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a agilidade mental, e a capacidade de entendimento. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Usadas também em confidência, atração, charme, persuasão, aprendizagem ou para quebrar bloqueios mentais. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas. Dia da semana Quarta-Feira.

Dourado:

Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos;beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza aenergia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para retirar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências do poder masculino. Poderes solaresDia da semana Quarta-Feira.

Azul:

Vela da Água, protecção no reino astral, paz, calma. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. Ajuda a realizar bons negócios, trazendo dinheiro e riqueza matérial.Quando se necessita de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, quando envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, harmonia domestica e paciência.Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireóide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar,. Dia da semana Quinta-Feira.

Índigo:

Cor espiritual de meditação traz paz e tranqüilidade.Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; use em rituais que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada. Equilibra o karma. Energia de Saturno. Dia da semana Quinta-feira. Azul Royal:

Promove alegria e jovialidade; use para atrair a energia deJúpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.Dia da semana Quinta-Feira.
Azul Claro:

Azul claro, desperta interiorização, tranqüilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Ótima na luta contra o medo. É a vela da Água, da proteção no reino astral, paz, calma. Esta cor ajuda nas meditações e inspiração; traz paz tranqüilidade para casa. Erradia a energia do signo de AquárioDia da semana Quinta-Feira.

Laranja:

Sua cor representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus, e alcançar metas profissionais. Com ela é incentiva a criatividade, as atividades artísticas, desportivas, a atração, motivação, energia mental, claridade de pensamento, harmonia, expansão, felicidade e adaptabilidade. E revitalizadora das energias de todo o organismo, ajuda a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade.Para receber a luz, espiritualizar-se e aumentar o poder mental.Dia da semana terça feira.

Branca:

A vela branca é inspiração para a evolução espiritual e a elevação da consciência. Branco é a união de todas as cores, é representação da pureza e da paz. Ligada aos chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem. A vela branca representa a grande Deusa ( a mãe), sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade. Facilita a meditação, o alto astral e a busca da energia lunar. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar. Ela purifica todo o organismo. É a vela dos seres do ar: silfos, gênios do ar, meigas dos ventosDia da semana Quarta-feira.

Marrom:

Vela da terra, paz em casa, energia animal, seres da terra: gnomos, duendes, seres das florestas. Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro. Dia da semana Quarta - feira.

Preta:

A vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.Pois abre os profundos níveis do inconsciente, usa-se em rituais para induzir a um estado de meditação profunda, para afastar as energias negativas, a discórdia, confusão e perdas. Afastar mau-olhado, limpar a negatividad.Atrai a energia de Saturno.A cor preta atrai para si praticamente qualquer coisa, isso se aplica as velas e também as roupas. Dia da semana Sábado.

Rosa:

Se o tipo de auxilio objetivar os relacionamentos afetivos, favorece o romance, a amizade, feminilidade, honra, o despertar Espiritual, harmonia. Cura de Espírito e Comunhão.Para encontrar a alma gêmea, e sempre que desejar dirigir bons fluidos a alguém.Pode também favorecer, a proximidade com outra pessoa .Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta à sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Evita a depressão.Dia da semana: qualquer dia.

Púrpura ou Roxa:

Ideal para aumentar seu poder e força espiritual.Favorece a liberdade e tem o poder de transmutar o ódio em amorou transformar o negativo em positivo.Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Esta vela simboliza as manifestações psíquicas, cura, poder, sucesso idealismo, progresso, proteção, afastamento do mal, contato com entidades astrais, energia de Netuno.Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.Realização de desejos íntimosDia da semana quarta-feira.

Verde:

Vela da Terra, energia do dinheiro, agricultura, saúde, tempo. Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade,rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento,abundancia, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia.Acender para invocar , fartura, ajuda na realização de nossos sonhos e metas.É a vela que desperta a vitalidade sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados.Esta ligada ao mundo material, o verde é a cor da natureza.Simboliza a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência.Atrai amor, fertilidade e relação social. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis.Dia da semana Sexta-feira.

Verde Esmeralda:

Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social. Dia da semana Sexta-feira.

Verde Escuro:

Cor ambição cobiça, inveja e ciúme; coloca as influenciasdessas forças em um ritual. Dia da semana Sexta-feira.

Vermelho:

Ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. É chamada também de vela do fogo, da paixão, do amor. É a mais utilizada em magias ciganas. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico. A para a proteção de parentes e amigos. Traz vitalidade a todo o corpo. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material e com relação a problema jurídico. É utilizada para pedir a fertilidade, força, coragem, vontade, e o aumento do magnetismo em um ritual.Energia dos signos de aries e escorpião. Não deve ser usada superficialmente nem para problemas de saúde.Dia da semana Quarta-feira.

Cinza:

Cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão,mais também neutraliza as forças negativas. Dia da semana Sábado.

Prateado ou Cinza Claro:

Magia da Lua, vela que atrai a energia da Grande Mãe. Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra , remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas, ajuda na meditação, na magia. Esta cor simboliza confusão, mais também neutraliza as forças negativas fazendo a limpeza astral , a purificação. Vitória, meditação, poderes divino feminino.Dia da semana Sábado.

Velas Flocadas ( varias cores)

Quando são de sete ou oito cores servem para harmonizar todos os chackas, atuando como um limpador e energizante de todos os centros de energia.Pode-se usar qualquer dia.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A VELA

A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho. Ela por si só engloba os quatro elementos:
Terra, fogo, ar e água (umidade)
Simboliza nossos desejos. Ela está presente na alegria e na dor.
As velas sempre foram utilizadas para dar luz e claridade, não apenas em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais.
A luz de uma vela carrega em si todas as forças do universo, tanto que sempre cumpre a missão de agregar luz e força a qualquer situação. A chama da vela é aconexão direta com o mundo espiritual superior, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade, e o pavio a direção. A vela que se acende para a meditação e a magia é uma valiosa ferramenta para quem trabalha com energias superiores. A luz da vela é hipnótica, ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade coma força do fogo.
As velas perfumadas servem como força extra a qualquer encantamento, daí a importância de escolher muito bem, não só as cores, mas também o aroma que envolve qualquer momento mágico.
Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples ato de acender uma vela já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual. Entretanto é bom lembrar que forças poderosas estão presentes atraídas pela luz das velas. Uma casa espiritualmente desordenada necessita uma limpeza antes de qualquer ritual mágico.
Parte do artigo de Ione Aires Yananda.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

HISTÓRIA DO POVO CIGANO

O grande lema do Povo Cigano é: " O céu é meu teto; a terra é minha patria e a liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cercadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.
Em sua maioria, os ciganos são artistas ( de muitas artes, inclusive a arte circense) ; e eximios ferreiros, fabricandoseus próprios utencilios domésticos, suas jóias e suas selas. Os Ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos, consertando panelas, vendendo cavalos ( atualmente vendem carros) fazendo artesanato ( principalmente em cobre o metal nobre desse povo) e lendo as cartas ciganas para ver a " buena dicha" ( boa sorte). Na verdade cigano que se preza, antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas (os espelhos da alma) e tocam seus pulsos ( para sentirem o nível de vibração energética) e só então que interpretam as linhas da mão. A prática da quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente e o espírito; sobre a saúde e o destino. O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seu ciclos naturais e sua força geradora e provedora. Mitologicamente o Povo Cigano está ligado à Kali a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sra, cujo mistério envolve o das "virgens negras", que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva ( de origem Núbia) que teria acompanhado as três marias: Jacobina, Salomé e madalena, e , junto com José de Arimateia fugido da palestina numa pequena barca, transportando o santo Graal ( o cálice sagrado) , que seria levado por elas para um mosteiro da antiga Bretanha. Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, as margens do mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como " Saintes Maries de la Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Povo Cigano. Santa Sara é comemorada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, através de uma longa noite de vigília e Oração, pelos Ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, e flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, cujo símbolo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos". Os Ciganos geralmente se reúnem em Clãs para festejar os ritos de passagem: o nascimento, a morte, o casamento e os aniversários. Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças. Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. Onde quer que estejam, os ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos, e, principalmente por seus hábitos ruidosos. São um povo cheio de energia e grande dose de passionalidade. São tão peculiares dentro do seu código de ética; honra a justiça; senso; sentido e sentimento de liberdade que contagia e incomodam qualquer sistema. Porem a comunidade cigana ama e respeita a natureza, os idosos e todos os membros do grupo educam as crianças de todos, dentro dos princípios e normas próprios de uma tradição puramente oral, cujos ensinamentos são passados de pai para filho ou de mestres para discípulo, através das estórias contadas e das músicas tocadas em torno das fogueiras acessas e das barracas coloridas sempre montadas ao ar livre( mesmo no fundo do quintal das ricas mansões dos ciganos mais abastados). Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo de ligações com: o "Sagrado" quando são realizados mensalmente os grandes festivais de consagração, imantação e reverenciação à grande "Madrinha". A celebração da lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, com dança e orações. Também para os Ciganos tudo na vida é "Maktub" ( está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do céu e verdadeiros adoradores dos Astros. Os Ciganos praticam a Astrologia da mãe terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por ter a oportunidade de conhecer a História deste Povo tão querido, alegre e tão cheio de energia. E agora quero agradecer por está aqui passando todas estas informações.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

CIGANO

Cavaleiro da noite e do dia, homem forte e corajoso, és a força de um grupo cigano, és poder. Com teu violino encantas a Lua Cheia.
Com teu sapateado ajudas a Mãe-Terra a sentir teu lamento cigano e sentes na relva a energia mais profunda da natureza.
Ao olhar a fogueira, decifras o que dizem as labaredas, pois é na chama do fogo que são revelados os mistérios do mundo.
Cigano, com teus dados revelas o passado, o presente e o futuro da humanidade.
Cigano, com teu punhal te sentes mais seguro contra as maldades do mundo.
Cigano, és homem forte e seguro do que queres.
Cigano, és amor, carinho, ternura e paixões ardentes.
Cigano, pareces com a árvore frondosa de tronco grosso, a proteger-nos das falsidades desta vida terrena.
Ao olhar para o infinito, possa eu sentir a tua energia.
Cigano, ao olhar a chuva caindo na relva, possa eu sentir-te levando-me das impurezas deste mundo; e, ao olhar a chama de uma vela, possa eu sentir-te a dizer-me:
“Estou te protegendo.”
Ana da Cigana Natasha.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

CIGANA

És uma linda flor que desabrocha ao amanhecer. És um espírito de luz. És a luz que clareia nossas mentes para que possamos dar um conselho na hora certa. És o espírito que nos dá força para superarmos todos os nossos obstáculos.
És a estrela brilhante que ilumina nossas vidas neste planeta Terra.
És um espírito maravilhoso que à noite vigia nossos sonhos, impedindo a aproximação de espíritos maléficos.
Cigana, com tuas fitas coloridas, estás sempre transmitindo a força do arco-íris.
Sempre que um aflito te invocar, possas transmitir-lhe a energia da paz, da harmonia e da consolação.
Que, ao olhar a chama de uma vela, possamos sentir tua presença.
Que, ao tocar um cristal, possamos sentir tua energia positiva.
Que, ao sentir o aroma de violetas, possamos sentir que estás nos confortando.
Cigana, cobre-nos com tua saia colorida, escondendo-nos dos invejosos e mostrando a eles que o caminho não é esse.
Cigana encantada, que nesta hora possamos sentir segurança, paz e felicidade.
Com teu encanto, encanta coisas boas para que os nossos caminhos não tenham obstáculos.
Desencanta todas as perturbações que existam nos lares.
Cigana, cura aqueles que estejam doentes do espírito, da alma e da matéria.
Com o poder do Pai-Sol,
Com o poder da Mãe-Terra,
Nós te pedimos que nossos pedidos sejam atendidos.
Por Santa Sara, a padroeira dos ciganos, e por todos os espíritos ciganos que viveram e sofreram nesta Terra, nesta corrente de fé, cigana.
Ana da Cigana Natasha

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ORAÇÃO DE SANTA SARA KALI

Sara, Sara, Sara, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, felicidade, fé, amigos, dinheiro...). Teus milagres no mar se sucederam e como Santa te tornastes; à beira do mar chegastes e o ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos, ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas. Sara, Mãe dos Aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro (pedir forças para os seus olhos, vidência), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim, a todos os que me cercam. Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece. Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não está bem e querendo resolver algo muito importante, nesse momento, beber três goles de água). Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará; e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade. Teus ensinamentos deixarás! Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem, ajudados pelos poderes de nossos irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva(o) com todos os que me cercam. Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sara, Sara, Sara, estará sempre na minha frente. Assim como os ciganos pedem: Sara fique sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito. E assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinará a caminhar e a perdoar.